segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

A urbanização no coração da economia

A urbanização no coração da economia

O papel das cidades no crescimento econômico (1)

Vinicius de Moraes Netto



Parte 1 - Introdução

O crescimento econômico é uma preocupação central em nossa sociedade e um processo tido atualmente como inexorável. Contudo, paira entre a maioria de nós uma visão da economia como uma espécie de abstração, algo imaterial, que se produz em alguma esfera “macroscópica,” para além dos contextos cotidianos da atividade econômica, quase como se produzida no ar e viabilizada em qualquer condição física. Nada pode ser mais equivocado que a visão da economia como imaterial. A economia é, antes, produzida em condições profundamente materiais e localizadas. Mas quais seriam essas condições? O objetivo deste texto é mostrar o papel estratégico da cidade, como locus da produção e cenário da inovação e do consumo, para o desenvolvimento socioeconômico. Este artigo argumentará que temos falhado em reconhecer que as dinâmicas econômicas são profundamente dependentes de estruturas urbanas. Temos, assim, falhado em preparar nosso país suficientemente rápido e na escala necessária para o crescimento anunciado e buscado por uma infinidade de atores – um crescimento de resto esperado pelo mundo: há uma expectativa internacional em relação ao Brasil como economia emergente e novo ator de peso nas decisões e na estabilidade socioeconômica mundial. Para tanto, este artigo problematizará a questão através de uma breve discussão de casos recentes na Brasil e China, que atravessam processos de desenvolvimento econômico ancorados em processos de urbanização, a fim de evidenciar a mútua influência entre a base material da cidade com o crescimento econômico. Em seguida, tecerá uma análise das cidades como o suporte e expressão das interações da economia – de resto possíveis em função das estruturas que se estendem desde o interior do país e do interior de nossas cidades até suas portas de exportação – além de importantes formas de investimento e consumo internos.

2 comentários:

  1. O artigo fala sobre o papel da estrutura urbana na economia. A cidade é o local da produção e do consumo estando assim a economia dependente da estrutura urbana de cada lugar.

    O desenvolvimento da sociedade e da economia no no Brasil pode ser entendido fazendo-se uma análise de sua urbanizaçao. Para se alcançar a estabilidade economica devemos entender a necessidade de preparar o nosso país de forma rapida para o crescimento economico que é esperado pelo mundo.

    ResponderExcluir